terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quando aqui é calor, lá é frio!!!!

Meus caros leitores, após uma temporada de muito frio, retorno feito um picolé para esta "terra brasilis" maravilhosa. O roteiro de viagem foi o seguinte: Amsterdã, Londres, Genebra, Paris, Reims, Amsterdã novamente, e retorno ao Brasil. Claro que os pratos degustados são próprios para o frio, mesmo assim é meu dever compartilhar as minhas experiências, bem sucedidas ou não...... risos.
Não havia a possibilidade de comer em restaurantes nem com uma estrela Michelan ou seja, o "budget" era restrito, então na medida do possível vou dar as minhas dicas.
Um dos ícones gastronômicos de Amsterdã é a "vlaamse frites" ou batatas fritas ao estilo belga. Faz mal para o colesterol, para o regime, mas é irresistível.

Infelizmente a bateria da câmera havia acabado, então estou utilizando a foto do site http://www.belgianfries.com/bfblog/
A primeira vista você vê uma montanha de batatas já pré-fritas e pensa será? Sim, experimente. Ao fazer o seu pedido o atendente (o mesmo que recebe o dinheiro, afinal não temos a vigilância sanitária brasileira por lá) saí por um instante do caixa e faz uma segunda fritura nas batatas, desta vez até elas ficarem levemente douradas e serve num cone de papel espesso com um molho que lembra maionese, mas eles chamam de molho para as frites. Alguns lugares tem uma variedade grande destes molhos. O costume é comer com o molho, ketchup e cebola em brunoise. 

Também outro fast food interessante na terra da rainha Beatriz é uma espécie de croquete apimentado da rede Febo, o Bami: feito com especiarias, galinha, margarina, macarrão, cebola fresca, couve fresca, alho frescos, legumes e pimentas secas.

Outro ícone é o arenque cru marinado servido com cebolas e picles de pepino. É muito saboroso, mas não é para todos os paladares. Combina mutíssimo bem com cerveja.

 
Foto: Clive Streeter
Também fiquei surpresa com a qualidade dos supermercados de Amsterdã, o Albert Heijn oferece saladas excelentes e frutas a preços baixos. Tudo está preparado para ser consumido, mesmo a qualidade dos talheres descartáveis é superior ao nosso. Ótima opção para pessoas que não gostam de fritura e não dispõem de muito dinheiro para utilizar numa refeição. Encontrei no site http://www.geheugenvannederland.nl/ esta graciosa propaganda comemorativa, a rede já modernizou sua logomarca, mas achei esta imagem um charme.

 

Próxima parada, Londres!
Um abraço.

3 comentários:

  1. Em Amsterdam estive muito rápido mas deu para provar desta batata. E no frio é muito bom. Na Bélgica provei destas também acompanhando um tipo de frango a passarinho mais parecido com o Chicken Wing americano. Caramelado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. E não se pode esquecer stroopwafel - essa deliciosa bolacha que custa baratinho na terra do Van Gogh

    ResponderExcluir

Seguidores